loader image

Saindo do zero: Como começar a investir?

Muitas pessoas pensam que investir é algo para pessoas que tem alto capital financeiro em caixa, a partir de 10 mil reais, para conseguir ter algum lucro. A verdade é que isso não existe, você pode começar a investir com apenas R$100,00 na conta.

Antes de se preocupar com o valor a ser inserido para realizar o investimento, você precisa se preocupar fortemente com os aspectos essenciais, como: tipos de investimentos, taxas importantes, seu perfil de investidor e muito mais. Neste artigo vamos te guiar para você saber como começar a investir do zero e ter bons rendimentos.

Conheça as principais vantagens de investir o seu dinheiro

Ter um dinheiro guardado é um dos passos para conseguir ter uma vida financeira mais tranquila, no entanto, nem só isso basta. Concorda que seria mil vezes melhor pegar essa capital parado e colocar para render e multiplicá-lo dia após dia?

Bom, esse é apenas um spoiler de várias vantagens que investir oferece. Mas, para começar do jeito certo, e não pelo caminho errado, você precisa se organizar financeiramente e observar as melhores opções para investir.

Muitas pessoas, principalmente jovens se encantam por esse mundo, mas acabam caindo em armadilhas, golpistas pela internet oferecendo altas taxas de retorno e garantia de dinheiro rápido, algo que é totalmente repudiado pelos investidores sérios e pelo mercado financeiro.

Pirâmides financeiras de trading, jogos que parecem simples e te dão retorno alto, além de outros meios de golpes, são comuns, infelizmente, mas isso não se caracteriza como investimento.

Quais os tipos de investimentos?

O mercado financeiro é conhecido por diversos tipos de investimentos, de várias áreas, segmentos e características. No entanto, eles são conjugados dentro de duas grandes classes, ou grupos, como preferir. São eles:

Renda Fixa

Dentro deste grande conjunto de investimentos, podemos falar que é para pessoas que tem perfil mais conservador, ou seja, para quem está disposto a entregar boa parte do seu lucro para ter mais segurança e boa liquidez.

Os investimentos em renda fixa são indexados ao índice Selic, ou seja, atuam conforme a variação deste índice. Se ele aumenta, o retorno aumenta, se ele abaixa, o retorno abaixa. No entanto, existem os investimos em renda fixa pré-fixada e pós-fixada. Nestes casos, os índices indexadores são fixados na taxa Selic atual ou na taxa Selic futura, respectivamente.

Renda Variável

Essa opção é a melhor para quem gosta de altos rendimentos, mas é também a mais perigosa dentre os tipos de investimentos. Aqui neste grupo podemos colocar as famosas ações da bolsa, as quais sofrem variações todo santo dia, para cima e para baixo, fazendo com que a estabilidade da renda fixa não exista aqui.

Como sair do zero e começar a investir?

Investir é uma arte e se você pretende investir hoje para ficar rico amanhã, pode parar por aí. Investir é um processo que deve ser pensado no longo prazo, seja atuando pela renda fixa ou na renda variável, sempre busque o longo prazo. Por isso, veja como sair do zero e começar a investir:

1 – Identifique o seu Perfil de Investidor

Essa primeira etapa é simples. Existem 3 tipos de investidor e eles se encaixam no nível e no perfil que você busca atuar:

O primeiro deles é o conservador, o qual procura baixos riscos acima de tudo e foca no longo prazo. O Segundo deles é o moderado, onde estes já investem e procurar os melhores níveis de retorno, com um risco um pouco maior. Por fim, chegamos no arrojado, o qual está no nível avançado e busca maior diversificação entre renda fixa e variável.

2 – Defina todos os seus Objetivos

Qual a sua finalidade no investimento? Apenas render um dinheiro todo mês? Garantir a sua própria aposentadoria? Fazer uma renda extra por meio de dividendos? Tudo é possível, mas você precisa saber exatamente porque está fazendo isso. Depois de definido os seus objetivos, siga para o próximo passo.

3 – Estude e monte o seu Planejamento

O próximo passo é estudar sobre qual produto vai realizar o aporte do seu capital, por qual corretora vai fazer, dentre outros detalhes. Busque sempre entender como esse mundo funciona, conheça os tipos de investimentos de renda fixa, renda variável e monte seu planejamento de investimento, quanto investir, quanto tempo fazer isso e estimativas de retorno.

Gostou? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha ajudado você a se preparar para aplicar seu dinheiro e, mais do que isso, que você se sinta incentivado a começar a investir.