Não é novidade para ninguém que o mercado financeiro vem sofrendo uma série de mudanças inovadoras nos últimos anos, principalmente com a chegada das criptomoedas e das facilidades nos meios de pagamento, como o pix, uma revolução na forma de pagamento dos brasileiros que ocorreu durante o Governo de Jair Bolsonaro.
No entanto, o Banco Central pretende tomar uma posição no caminho de muitos países, como a China e os Estados Unidos, onde eles conseguiram criar suas próprias moedas de forma digital. Caso o Brasil acompanhe essa tendência, um fato que possivelmente vai acontecer, o dinheiro deixará de ser físico e se tornará digital, de uma vez só. Confira mais a seguir.
O que é o Real Digital? Como vai funcionar?
Resumindo, o real digital se trata da moeda virtual brasileira que em breve será lançada para digitalizar, ainda mais, as transações financeiras no dia a dia, facilitando os processos e desburocratizando a economia e processos taxativos que existem hoje.
Se você ainda não sabe, no dia 20 de outubro de 2022, o Banco Central emitiu as primeiras unidades do Real Digital e ele está sendo testado. O fato é que estamos acompanhando uma transição do real físico para o modelo digital, buscando facilitar as transações financeiras, compras, pagamentos, e até mesmo investimentos, sem o uso de nenhum dinheiro físico envolvido.
Pense por si só, atualmente o advento das criptomoedas é gigante, está se tornando algo comum, mas lembre-se que ter criptomoedas é algo disruptivo, que não tem partido ou conexão com o sistema financeiro atual, o qual é baseado e ditado pelo governo. Vendo isso, os governos começaram a entrar nessa onda digital e digitalizar suas moedas físicas.
Outro ponto motivador foi o fato de que o número de pessoas que utilizam meios de transação digitais, como PIX, cartões de crédito em Apple Wallet, dentre outras, aumentou exponencialmente, de forma que a moeda física reduzisse sua circulação. De acordo com o relatório The Global Payments Report, apenas 35% das transações realizadas em 2020 usaram cédulas físicas. Isso traduz tudo.
Além desse fato extremamente importante, existem outros pontos que o Real Digital tem e vai beneficiar a população e o governo ao mesmo tempo, uma vez que as tributações serão menores, o rastreamento do dinheiro vai ser maior, dentre outros pontos. A China implementou o Yuan Digital, além de outros países, mas o Brasil busca implementar o Real Digital em 2 anos.
Vantagens da utilização do Real Digital
Ter um avanço no processo monetário é totalmente positivo em todos os cenários, uma vez que busca sempre atender às novidades e necessidades que uma situação financeira grita. Nesse caso, acompanhe as 3 principais vantagens de utilizar o Real Digital.
1 – Maior Velocidade de Pagamentos
Antigamente, há alguns anos, as transações bancárias demoravam entre 1 e 3 dias úteis, algo que era totalmente incongruente com a realidade e necessidade das pessoas. Atualmente, temos o PIX e conseguimos ter maior rapidez e encurtamento nas transações, sem contar o pagamento de taxas que é isento.
Com o Real Digital, a ideia é deixar o processo ainda mais rápido e mais prático, onde os processos demorarão segundos, pois um meio intermediador de pagamentos será cortado, facilitando ainda mais as transações.
2 – Utilização Nacional e Internacional
Se você já viajou para fora do Brasil já percebeu que sempre tinha que pagar taxas no seu cartão de crédito para realizar transações. Com o Real Digital, não haverá mais taxação fora do Brasil, em quaisquer outros países, facilitando ainda mais a vida do consumidor brasileiro.
3 – Segurança Extrema
Atualmente o número de golpes por boletos, links, cartões de crédito e afins, é gigante. Tudo isso porque o processo de rastreamento do dinheiro físico e online não é completo, muito menos avançado para identificar fraudes e evitar roubos.
Com o Real Digital, a proposta é ter maior domínio sobre isso e diminuir de forma expressiva as tentativas e ocasiões de golpes online. Como a moeda será online, os códigos e processos cibernéticos serão blindados e revisados para identificar quaisquer irregularidades.
E então, gostou das nossas dicas? Se sim, siga de olho em nosso blog para acompanhar as novidades, pois continuaremos trazendo informações sobre finanças e investimentos pessoais, sempre te mostrando novidades e oportunidades.