loader image

Nome Sujo: Como isso afeta a sua vida financeira

Deixar de pagar uma conta por não ter dinheiro, ou até mesmo, atrasar uma fatura pode ser algo comum, mas não pode ser tolerado por muito tempo, uma vez que isso pode causar o endividamento e sujar o seu nome. Esse processo é complicado e pode te prejudicar de diversas formas.

Você sabia que, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 63,4 milhões de brasileiros estão inadimplentes? Essa é uma realidade complicada e merece ter atenção especial. Confira tudo sobre esse assunto neste artigo.

O que significa ter Nome Sujo? Como isso pode acontecer?

Com certeza você já deve ter visto a expressão “nome sujo”, e isso tem a ver com muitas coisas, mas no geral, uma pessoa com “nome sujo” é alguém que adquiriu um produto ou serviço, adiou o pagamento das faturas, não pagou como deveria e teve seu nome incluído nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

O que acontece é basicamente o seguinte: a empresa que não recebe o pagamento acaba repassando o CPF para os órgãos competentes sobre a dívida, onde eles começam a partir de então, a entrar em contato com o cliente por diversos meios de comunicação para avisa sobre a situação e buscar uma negociação.

Nesse exato momento você pode estar se perguntando como alguém consegue ficar com o nome sujo? Bom, para uma pessoa chegar neste estado, podem ter acontecido vários motivos, onde conseguimos separar os principais e listar curtamente a seguir, veja:

  • Não acompanhar semana por semana o orçamento mensal e se perder nas datas de pagamento
  • A pessoa pode ser organizada, mas pode ter ocorrido algum imprevisto que a pessoa teve que utilizar o dinheiro que estaria separado para pagar as contas
  • Procrastinar e ter deixado para pagar a conta depois, quando possivelmente teria mais dinheiro em mãos.

Essas são 3 possibilidades de fatos que podem acontecer no dia a dia e acabar impactando qualquer pessoa, desde a mais organizada até a menos organizada, a terem o nome sujo.

4 Dicas para sair deixar de ter o Nome Sujo

Depois de entender como esse cenário de dívidas, inadimplência e questões financeiras funcionam, é interessante saber também como se livrar e sair dessa situação constrangedora. Veja a seguir 4 dicas para conseguir este feito.

1 – Consultar os órgãos competentes de Proteção ao Crédito

Antes de tudo, você precisa fazer uma avaliação completa nos órgãos competentes para conseguir ter a certeza sobre sua dívida e qual o valor da mesma. Consulte Serasa, SPC e SCPC. Na maioria dos casos basta se cadastrar, informar seu CPF e fazer a validação da dívida. Tudo muito prático, rápido e simples.

2 – Faça Contato e Renegocie

Depois de saber sobre suas dívidas, procure as empresas credoras e realize uma negociação do valor a ser pago. Se não conseguir ter capital para pagar tudo de uma vez, não se preocupe, você poderá começar pelas dívidas maiores, principalmente de cartão de crédito.

A partir do momento em que você pagar a primeira parcela, seu nome é retirado das listas de inadimplentes.

3 – Use os “feirões de Negociação”

Muitas vezes não é possível receber descontos especiais em cima do valor a ser pago, muitas das vezes pela restrição ou tamanho do valor a ser pago.

Por isso, uma ótima solução é utilizar os famosos feirões de negociação, momentos do ano que eles oferecem descontos altos, além de condições de pagamentos bem maiores. Fique atento e utilize esse período.

4 – Mude seu estilo de vida para evitar sujar seu nome novamente

Depois de pagar as suas dívidas e retomar o seu poder de crédito, você precisa entender que a partir daí você começa do zero, sem se iludir com promoções e realizar compras por impulso, além de ter mais controle do cartão de crédito. Isso é extremamente importante.

Curtiu este artigo? Compartilhe com os seus amigos!