Muitas pessoas não ligam muito para o conceito de inflação e não sabe como ela está, muito menos sabe o quanto que ela impacta na realidade da população. O fato aqui é a inflação ser um índice importantíssimo que regula o mercado, regula os preços e regula um cenário de ações conjuntas com base nela.
Nesse artigo vamos abordar mais sobre ela, principalmente da inflação em 2022 e como a situação atual dela pode impactar na sua vida e ter algum tipo de impacto financeiro. Confira a seguir.
O que é Inflação?
A inflação é nada mais, nada menos que um índice atrelado ao aumento dos preços ao longo do tempo. Muito se fala sobre a alta da inflação em vários países, pois isso é muito prejudicial, uma vez que os preços aumentam e o poder de compra cai, fazendo com que a economia esfrie.
A melhor situação possível seria a inflação reduzir, ficar estável, com alto poder de compra do povo e com a economia aquecida. Quem faz essa regulação da inflação é o próprio Banco Central, onde adota medidas para que a inflação não extrapole e fique dentro da meta, a famosa Selic Meta.
Além de tudo isso, vale deixar claro também que a inflação é calculada pela variação média dos preços dos produtos em determinado período, podendo ser realizado de diversas formas, onde cada resultado diz respeito a outras variantes da mesma.
Quais são os Índices de Inflação do Brasil?
Existem vários índices de preços ligados em relação à inflação do Brasil, onde cada um deles define algo, tem características diferentes e aplicações parecidas. Confira:
1 – IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
Esse é o índice mais importante da inflação no país, onde ele atrela a variação dos preços de mais de 430 mil produtos realizada pelo IBGE mensalmente, onde ele consegue rastrear e entender os comportamentos de preço, além de fomentar um panorama da realidade em diferentes regiões.
2 – INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O INPC é um índice parecido, mas a sua função é outra: definir com base em estudos práticos o custo médio de vida das famílias com renda entre um e cinco salários-mínimos.
Ao analisar esse público, esse índice tem maior amplitude social de estudo, até mesmo por essa parcela da população ser bastante sensível à inflação. Essa é uma parcela que costuma comprar itens básicos e tem acesso simples a condições de vida. Com base nisso, o impacto vai ser mais forte para essas pessoas.
3 – IPP – Índice de Preços ao Produtor
Por sua vez, esse índice é atrelado no campo das indústrias, onde ele consegue mensurar com eficiência a oscilação dos preços de venda de produtos, bens e serviços.
Ele é o responsável por sinalizar tendências inflacionárias que podem aparecer a qualquer momento e impactar o mercado financeiro, desde os produtores até os consumidores
4 – IGP-M – Índice Geral de Preços – Mercado
Esse índice ele analisa e verifica preços praticados no setor da construção civil, em atacados e outros setores da economia como a saúde, calculado pela FGV, e com aumento de 17,88% em 2021.
Confira os Dados da Inflação 2022
Segundo o IBGE, a inflação 2022 acumulou alta de 4,39% entre janeiro e agosto. Isso significa que, se um produto custava R$ 100 no início do ano, agora seriam necessários R$ 104,39 para adquiri-lo. Um dos pontos positivos é que está menos em relação ao índice do ano passado.
Ano passado, em 2021, a alta do IPCA foi de 5,67%. Isso deixa claro que os preços aumentaram sim, mas o crescimento tem sido abaixo da velocidade com que ocorreu em 2021, sendo uma boa notícia para os consumidores este ano.
O Banco Central projeta uma taxa de 5,8% para o IPCA de 2022, de acordo com o último Relatório Trimestral de Inflação, no fim de setembro.
Gostou das nossas dicas? Então siga de olho em nosso blog para acompanhar as novidades, pois continuaremos trazendo informações sobre finanças e investimentos pessoais.