loader image

5 Dicas Simples para você utilizar o 13º salário

O final do ano se aproxima e o 13º salário também, uma das melhores partes do ano para os trabalhadores com registro em carteira (CLT), aposentado e pensionista do INSS. E você que se enquadra em um desses quesitos, e vai receber o seu 13º salário, já imaginou como vai gastar esse dinheiro? O que fazer com essa grana extra?

É exatamente sobre isso que vamos falar nesse artigo, onde você verá 6 dicas super interessantes para ter um norte do que fazer com essa renda extra, em pleno final de ano.

O que é o 13º Salário? Qual sua influência?

Se você não sabe exatamente o que é o 13º salário e não entende o seu poder de influência, precisa saber desde agora.

Desde 13 de julho de 1962, pela Lei n. 4.090, pelo então presidente do Brasil João Goulart, foi instituído essa bonificação especial de final de ano. Com essa determinação por parte dele, desde 1962, todo ano, existiu essa bonificação especial para todos os empregados urbanos, rurais ou domésticos.

Essa foi uma estratégia muito interessante e importante desde seu ano de criação, uma vez que essa iniciativa incentiva a população a comprar mais, ou seja, estimulando as indústrias e a economia do país, com mais vendas e maior arrecadação de impostos.

Esse pagamento corresponde a 1/12 (um doze avos) do seu salário, onde todos os funcionários empregados que trabalharam todos os 12 meses, podem receber o 13º salário, e quem não cumprir os 12 meses de trabalho, recebe proporcional. É possível receber o 13º salário em duas partes iguais, até 30 de novembro e até 20 de dezembro.

5 Dicas Principais para aproveitar o 13º

Nesse artigo vamos te mostrar as formas mais simples e práticas para conseguir aproveitar seu 13º salário da melhor forma possível. Confira abaixo as 5 principais dicas:

1 – Poupar Dinheiro

Muitas pessoas geralmente caem no erro de pegar um dinheiro extra como esse e gasta em menos de uma semana. O indicado é não fazer isso, pois é uma bonificação extra e você pode ter em sua reserva, investir em algo ou controlar cada centavo ganho. Não caia no erro de torrar tudo de uma vez, você lutou por ele.

2 – Pagar Dívidas

Esse ponto é extremamente importante e sugestivo, principalmente porque mais de 77% das famílias brasileiras estão com o nome sujo ou tem boletos vencidos há meses sem pagar. Se você está nessa situação, não hesite, pegue esse dinheiro e pague suas contas, pois isso vai te livrar de muitas situações constrangedoras.

3 – Aproveitar as festas de Fim de Ano

Óbvio que nem sempre pensamos em poupar ou pagar dívidas, mas geralmente, os preparativos para as festas de fim de ano merecem que seja reservado parte do 13º. Essas festas despertam o impulso consumista dos brasileiros e as lojas ficam cheias. Se você quer fazer bonito esse ano, gaste parte da sua renda extra com esse período. Gaste sempre com consciência.

4 – Use o 13º para Investir

Investir é uma prática que poucas pessoas têm, mas, com certeza, é uma das melhores opções até aqui. A razão pela qual afirmo isso, é pelo fato de você conseguir multiplicar o seu capital e ter mais dinheiro na conta. Se você deseja fazer do 13º salário uma renda ativa, faça isso, reserve esse capital para investir.

5 – Cobrir as despesas de 2023

Ano novo, vida nova, contas novas. Bom, essa é a realidade da maioria dos brasileiros, onde muitos se esquecem que contas como IPTU, IPVA, gastos escolares chegam em janeiro e podem pesar no bolso. Por isso, uma dica é se atentar a isso e reservar esse capital para cobrir essas despesas.

Gostou das nossas dicas? Então siga de olho em nosso blog para acompanhar as novidades, pois continuaremos trazendo informações sobre investimentos pessoais.